sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O pão rasgado e o cálice derramado

Na instituição da Santa Ceia, Jesus Cristo pegou o pão, partiu-o e disse que aquele era o seu próprio corpo, rasgado em favor dos cristãos. O Mestre também pegou o cálice e disse que aquele vinho era o seu sangue, derramado pelos cristãos. O que isso significa?

Gostaria de chamar a atenção para o fato de que Jesus sabia que iria morrer em breve; sabia que a morte iria ser dolorosa (Ele conhecia a passagem bíblica que diz "ele foi moído"), sabia que iria levar o pecado de toda a humanidade, que viveu antes da encarnação de Cristo e que viveria durante toda a história, e, tendo em vista que algo representado perante nossos olhos ganha ênfase, o próprio Jesus representou a sua morte, partindo o pão e distribuindo o cálice, e destacou "esse é o meu corpo" e "esse é o meu sangue".

Quanto Jesus sofreu?

Se Cristo sofreu a culpa do pecado de toda a humanidade, cabe perguntar: qual o tamanho da humanidade? Com certeza, não é nem 6, nem 7 e nem 8 bilhões, porque temos mais ou menos isso hoje e não em toda a história. Conhecemos o que aconteceu a Abraão. Havendo lhe prometido um filho, Deus manda Abraão olhar para o céu e contar quantas estrelas existiam. Obviamente, ele não conseguiu. Assim, se algum dia alguém pudesse contar todas as estrelas, conseguiriam contar também a descendência de Abraão. Os filhos de Abraão seriam tão numerosos quanto as estrelas. Outro tanto, antes de receber o perdão de Deus, cada pessoa traz culpas dentro de si. Cada atitude errada que tomamos e cada palavra insensata que dizemos nos trazem muitas vezes uma grande culpa no coração. Muitas pessoas sofrem desesperadamente, por haverem cometido erros no passado e há pessoas que chegam ao suicídio por causa da culpa. A culpa incomoda e maltrata. A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus e que não há um justo sequer. Cada culpa é uma culpa, cada pessoa, antes do perdão de Cristo, carrega culpas em seu coração e a humanidade é tão numerosa (ou mais) que as estrelas do céu. Havendo Jesus, Cordeiro imaculado, sem culpa alguma e sem pecado algum, levado os pecados de toda a humanidade e as consequentes culpas sobre si, podemos perguntar: "Quanto Jesus sofreu?" Por isso, no Jardim das Oliveiras, Jesus, o Filho de Deus, pediu ao Pai que, se possível, passasse dele aquela dificuldade, contudo, que fosse feita a vontade do Pai e não a dele e por isso Jesus suou sangue. O sofrimento de ordem espiritual foi muito maior do que o de ordem física, ainda que este tenha sido altamente doloroso. E tudo isso foi por nós, para que tivéssemos vida. Os pecados que eu pequei e os pecados que você pecou estavam sobre Jesus na cruz.

Tendo Jesus feito tanto por você, o quanto você tem valorizado o sacrifício de Cristo? O quanto você tem se desprendido dos seus caprichos por amor ao majestoso Salvador? Você tem ao menos pensado em Jesus? Você já deixou a sua vida de pecados por causa do Senhor? Para isso Ele sofreu tanto.

Que Deus possa nos fazer lembrar mais do que Jesus Cristo fez por nós e de quem Jesus Cristo é, e, assim, que nós possamos clamar a Deus que mude para melhor a nossa conduta perante Ele.

ADENDO: Jesus ressuscitou e assim, quem morre com Cristo para o mundo, ressuscita por Cristo para Deus.

Nenhum comentário: