quinta-feira, 2 de abril de 2009

Copo meio cheio ou meio vazio? Pontos de vista.

"Um copo de vidro, água pela metade. O otimista diz que o copo está 'meio cheio', o pessimista 'meio vazio' e o realista 'pela metade'. Os três estão certos e tudo depende do ponto de vista."

Afinal, o copo está meio vazio, meio cheio ou nem um nem outro?

Alguns, contrários à verdade absoluta, fazem essa pergunta, pensando que ela demonstra que tudo depende do ponto de vista. Confesso que por um tempo não pude respondê-la. Oras! Parece que a verdade sobre o copo é relativa nesse ponto, não acha? Mas não é nada disso.

"Cheio" significa estar "repleto" e está ligado à completude. O copo "cheio" não tem mais espaço, não cabe mais nada, está completo. "Vazio", por sua vez, significa "ausência total". O copo "vazio" não contém nada. Assim, pode-se ver que a própria natureza das ideias de "cheio" e "vazio" estão ligadas ao que é total e são contrárias à incompletude: ou se está absolutamente cheio ou se está absolutamente vazio. "Meio cheio" e "meio vazio" não tem sentido lógico, porque "meio" é contrário à totalidade de "cheio" e de "vazio". Quem diz "o copo contém metade da sua capacidade total" está rigorosamente certo, mas dizer, por exemplo, que algo é "meio perfeito" é apertar as mãos da incoerência. Não acha? Porque se é perfeito é total, não pode ser meio. O que é meio perfeito não é perfeito. Assim, "meio cheio" e "meio vazio" não existem. E nada depende do ponto de vista. Grande realista!

Não se convenceu? Encha uma garrafa pet de 2 litros, diga que ela está cheia; beba toda a água, diga que está vazia; encha de novo, beba metade e você vai entender o que é estar cheio. Abraços amigáveis e bem humorados a todos.

(Rouver Júnior)

Nenhum comentário: