segunda-feira, 25 de maio de 2009

A astúcia, a sabedoria e o perdão

Certa vez, Jesus estava num lugar, escrevendo na terra. Chegaram a ele, então, alguns homens religiosos, trazendo uma mulher adúltera, que fora pega no ato. A intenção desses homens religiosos era pegar Jesus em alguma contradição. Eles tinham em mente duas coisas que Jesus disse: (1) que não havia vindo para anular a lei, mas para cumpri-la e (2) que Jesus pregava o amor, o perdão dos pecados e a misericórdia. Assim, astutamente maquinaram que, se Jesus cumprisse a lei, que mandava apedrejar a mulher adúltera, Cristo estaria se contradizendo, porque então não estaria tendo misericórdia. E, se por outro lado, Jesus falasse que eles não poderiam apedrejá-la, então Cristo estaria descumprindo a lei.

Interrogaram a Cristo, mas o Senhor permanecia calado, escrevendo alguma coisa na areia. Insistiram ainda com Cristo, que, então, erguendo o corpo, disse que podiam apedrejar a mulher, mas disse também que um criminoso não podia condenar outro criminoso; era necessário que quem executasse a pena fosse inocente.

Cristo disse: "atire a primeira pedra quem não tem pecado". E voltou a escrever na areia.

Essa frase causou tamanho impacto nos corações e consciências dos religiosos, que, um a um, dos mais velhos aos mais moços, foram saindo do local. Eles entenderam que não podiam condenar aquela mulher, porque eles mesmos eram dignos de pena.

Saíram todos. Ficaram no local somente Jesus e a mulher adúltera. Ela estava calada. Jesus ergueu novamente o corpo, olhou e disse: "Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?" Ao que ela respondeu: "Ninguém, Senhor." Então Jesus lhe disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais".

Jesus, nessa ocasião, cumpriu a lei dizendo "atire a primeira pedra quem não tem pecado" e cumpriu o amor e a misericórdia quando disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."

Hoje muitas pessoas estão vivendo em pecado e dia a dia são acusadas por outras pessoas e pelas suas próprias consciências. Mas Jesus, tendo cumprido toda a lei por nós, oferece o perdão. Todo aquele que se arrepende, seja adúltero, mentiroso, homossexual, praticante de prostituição ou de qualquer outro tipo de pecado; e se entrega totalmente a Jesus Cristo alcança a misericórdia. Os acusadores vão embora e não resta mais nenhuma condenação sobre o que era acusado.

Por isso, eu te digo agora: reconheça que você é pecador, se arrependa dos teus pecados e entrega a tua vida nas mãos de Jesus Cristo; mãos que foram furadas no Calvário em teu favor; e seja feito por Deus uma nova criatura, tendo o passado de erros lançado fora.

Se você ressuscitar com Cristo, nova criatura você será. Todas as coisas velhas se passarão e tudo se fará novo.

Jesus era o único que tinha o direito de apedrejar aquela mulher, porque era inocente. Mas, depois de haver cumprido a lei, sendo Deus, disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais".

(Rouver Júnior)

Nenhum comentário: