segunda-feira, 25 de maio de 2009

A astúcia, a sabedoria e o perdão

Certa vez, Jesus estava num lugar, escrevendo na terra. Chegaram a ele, então, alguns homens religiosos, trazendo uma mulher adúltera, que fora pega no ato. A intenção desses homens religiosos era pegar Jesus em alguma contradição. Eles tinham em mente duas coisas que Jesus disse: (1) que não havia vindo para anular a lei, mas para cumpri-la e (2) que Jesus pregava o amor, o perdão dos pecados e a misericórdia. Assim, astutamente maquinaram que, se Jesus cumprisse a lei, que mandava apedrejar a mulher adúltera, Cristo estaria se contradizendo, porque então não estaria tendo misericórdia. E, se por outro lado, Jesus falasse que eles não poderiam apedrejá-la, então Cristo estaria descumprindo a lei.

Interrogaram a Cristo, mas o Senhor permanecia calado, escrevendo alguma coisa na areia. Insistiram ainda com Cristo, que, então, erguendo o corpo, disse que podiam apedrejar a mulher, mas disse também que um criminoso não podia condenar outro criminoso; era necessário que quem executasse a pena fosse inocente.

Cristo disse: "atire a primeira pedra quem não tem pecado". E voltou a escrever na areia.

Essa frase causou tamanho impacto nos corações e consciências dos religiosos, que, um a um, dos mais velhos aos mais moços, foram saindo do local. Eles entenderam que não podiam condenar aquela mulher, porque eles mesmos eram dignos de pena.

Saíram todos. Ficaram no local somente Jesus e a mulher adúltera. Ela estava calada. Jesus ergueu novamente o corpo, olhou e disse: "Mulher, onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou?" Ao que ela respondeu: "Ninguém, Senhor." Então Jesus lhe disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais".

Jesus, nessa ocasião, cumpriu a lei dizendo "atire a primeira pedra quem não tem pecado" e cumpriu o amor e a misericórdia quando disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais."

Hoje muitas pessoas estão vivendo em pecado e dia a dia são acusadas por outras pessoas e pelas suas próprias consciências. Mas Jesus, tendo cumprido toda a lei por nós, oferece o perdão. Todo aquele que se arrepende, seja adúltero, mentiroso, homossexual, praticante de prostituição ou de qualquer outro tipo de pecado; e se entrega totalmente a Jesus Cristo alcança a misericórdia. Os acusadores vão embora e não resta mais nenhuma condenação sobre o que era acusado.

Por isso, eu te digo agora: reconheça que você é pecador, se arrependa dos teus pecados e entrega a tua vida nas mãos de Jesus Cristo; mãos que foram furadas no Calvário em teu favor; e seja feito por Deus uma nova criatura, tendo o passado de erros lançado fora.

Se você ressuscitar com Cristo, nova criatura você será. Todas as coisas velhas se passarão e tudo se fará novo.

Jesus era o único que tinha o direito de apedrejar aquela mulher, porque era inocente. Mas, depois de haver cumprido a lei, sendo Deus, disse: "Nem eu te condeno. Vai e não peques mais".

(Rouver Júnior)

Casamento: belíssima união entre homem e mulher

No princípio, Deus criou os céus e a terra e todas as coisas que foram criadas. As obras das mãos de Deus foram perfeitas e tão aprazíveis que viu Deus que era bom. O Senhor criou todas as coisas para glória de Seu nome.

No sexto dia, como nos relata a Bíblia, o Criador de todas as coisas fez o homem, também com o intuito de ter o Seu nome adorado. Então, concedeu ao homem o domínio sobre todas as coisas na face da terra. Entretanto, viu Deus que o homem estava sozinho e não tinha companheira que estivesse ao seu lado, sendo amada, amando-lhe e lhe ajudando em todas as coisas.

O Senhor, em todo o Seu carinho e amor, fez cair um pesado sono sobre Adão e de sua costela fez a sua amada companheira, para conviver pacifica e amavelmente com ele. Quando Adão acordou, viu a mulher mais linda do mundo à sua frente, em seu coração a amava profundamente. Adão, vendo a sua mulher, declarou algo lindíssimo: que ela era osso dos ossos dele e carne da carne dele, mostrando, além do sentido literal, uma profunda comunhão em que os dois formavam apenas uma carne. Adão amava a sua mulher, que mais tarde chamou de Eva, porque era mãe de todos os viventes. Assim, o homem tinha uma companheira. Adão amava a Eva e Eva amava a Adão.

Essa união entre esposo e esposa é imensamente linda. E Deus fez para que assim fosse e permanecesse. Mas a mulher pecou, o homem foi cúmplice e pecou também e assim entrou o pecado no mundo. Todos os desastres da humanidade foram gerados por causa da desobediência humana.

Podemos ver hoje casamentos destroçados pela mentira, pelo adultério, pela falsidade, pelo rancor, pela indiferença e por várias outras calamidades. Pessoas amarguradas e com profundas frustrações porque foram traídas. Pessoas que colecionam tristezas e vão casando e separando, e casando e separando, muitas vezes, achando que agora encontrou a pessoa certa. Hoje há pessoas que menosprezam o casamento, essa união belíssima que Deus estabeleceu. Há pessoas que vivem uma vida dissoluta, vivendo como se estivessem casadas, mas sem realmente terem firmado o casamento perante Deus, colhendo os mais amargos frutos da prostituição.

A Bíblia nos afirma que um abismo chama outro abismo, isto é, uma coisa ruim chama outra ruim. Então, da união promíscua nascem brigas, separações, mortes, traições e uma gama vastíssima de outros abismos nos quais os que praticam o pecado caem.

As pessoas precisam entender que os pecados que praticam, além de irritarem a Deus, que fez tudo perfeito e para o bem, ferem a si mesmas. As pessoas se aprisionam com as algemas dos próprios pecados.

Continuando, a união entre esposo e esposa, depois do primeiro pecado, lá no Jardim do Éden, ficou prejudicada, e todo o tipo de mal foi praticado. Mas Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo para que, levando sobre si o pecado de toda a humanidade, durante toda a história, lavasse os pecados de muitos, trazendo muitos ao estado de novas criaturas.

Deus reestabelece o casamento desgastado pelo pecado, trás de novo o amor e o renovo à união matrimonial, faz o casamento ser feliz.

Muitas pessoas são infelizes no casamento, porque não firmaram em seus corações que Deus é o Senhor do seu casamento. Daí as traições, os adultérios, as mentiras, os medos, o descompromisso.

Tenho para dizer também que os adúlteros, os mentirosos, os que se prostituem e os traidores não irão para o céu, nem ficarão sobre a terra, mas serão lançados no lago de fogo.

Peço que você faça uma profunda reflexão sobre tua vida e sobre teu casamento. Deus te oferece o perdão dos pecados e a felicidade, e um casamento sólido em que há o genuíno amor entre esposo e esposa.

Com as tuas forças, você não conseguirá vencer a força do pecado, porque você é carnal e só se inclina para as coisas da carne, que são inimizade contra Deus. Mas com a força de Deus atuando em tua vida, você será mais que um vencedor.

Se você trai o seu cônjuge, ou está com o casamento arruinado, ou casou várias vezes na vida, se você é traído ou traída, ou tem medo de casar, ou acha que casamento é bobeira; se você vive uma vida íntima com uma pessoa e não é casada, vivendo em prostituição, ou ainda é homossexual, vivendo uma vida que corrompe o que Deus estabeleceu, tenho para te dizer que Deus quer que você conheça as Boas Novas de salvação e deixe a vida pecaminosa que você vive.

Se você quer deixar de ser adúltero ou de praticar a prostituição e a mentira, se você quer deixar de ser homossexual, entrega a tua vida verdadeiramente a Jesus Cristo e Ele te dará forças para abandonar toda a prática pecaminosa.

Tenho sinceramente de te dizer que se você permanecer no adultério, na prostituição, no homossexualismo, na mentira e em todo o outro tipo de pecado, você vai continuar na vida que leva, não vai entrar no céu e sobre você arde a ira de Deus todos os dias. Mas Ele te oferece a misericórdia, em Jesus Cristo, e o perdão dos pecados, pelo sangue de Cristo derramado por você na cruz. Deus te oferece a salvação. Arrependa-se e deixe Jesus fazer de você uma nova criatura.

(Rouver Júnior)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

II Simpósio Internacional Darwinismo Hoje

Aconteceu na Universidade Presbiteriana Mackenzie, do dia 13/04 ao 16/04, o II Simpósio Internacional Darwinismo Hoje, com a presença de estudiosos, como o Dr. John Lennox, o Dr. Paul Nelson e o Dr. Marcos Eberlin, dentre outros nomes importantes.

As palestras disponíveis para download ou para se assistir no site podem ser encontradas no link a seguir.

http://www.mackenzie.br/2_darwinismo_videos.html

Os formatos dos vídeos:

"Flash Video - FLV - 640x480 - 640Kbps
Windows Media - WMV - 320x240 - 320Kbps
IPhone/iPod touch - MP4 - 320X480
Salvar - Opção de Download - ZIP - Windows Media"

Apresentação e informações sobre os palestrantes no link seguinte:

http://www.mackenzie.br/2_darwinismo_apresentacao.html