sábado, 26 de novembro de 2011

Leitura recomendada

Leia a Bíblia. O conselho eterno de Deus para os seres humanos registrou-se nos livros formadores dessa maravilhosa biblioteca. Acervo vasto escrito através da fluência dos séculos por mãos variadas de grandes homens de Deus. Seu conteúdo abrange as maravilhas acontecidas desde a criação do universo pelo Verbo divino, narrando-nos fatos de vida dos patriarcas hebreus, passando pela escravidão israelita em terras egípcias e o seu posterior livramento por entre os muros das águas do Mar Vermelho; o estabelecimento da Lei, pilar da sociedade judaica, juízes, profetas, templos, o anjo preparador do caminho do Messias, voz clamante no deserto, e Jesus Cristo, o Messias, Filho de Deus, vindo ao mundo na plenitude dos tempos, suas palavras vivificadoras, sua incomparável sabedoria, seu caráter, sua personalidade, sua vida, sua morte, sua ressurreição, sua ascensão e glorificação. Os apóstolos e a Igreja primeira, sua doutrina, a descida do Espírito Santo, o Consolador prometido por Jesus, a salvação pela graça, a regeneração, a remissão dos pecados, a liberdade pelo conhecimento de Cristo, a Nova Aliança, Novo Testamento, a evangelização da paz e a abolição da inimizade, parede divisora entreposta a separar judeus e gentios, os conselhos e repreensões às sete igrejas da Ásia, as trombetas, os selos, o fim dos tempos, novos céus e nova terra. Além dessas coisas, além de muitos outros fatos reais, grandiosos, exemplares, nas sagradas linhas, nos versículos eternos, há uma alegria indescritível e gloriosa, ânimo, força, graça, inteligência, entendimento, e mais. Por isso, não deixe de ler a Bíblia, sob a graça de Deus, as palavras de vida eterna, que são luz para os pés e lâmpada para o caminho.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Limpos de coração


“Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mateus 5.8

No grande e terrível dia do encontro com Deus, os homens que trouxerem os seus corações puros verão a Deus. Deus é glorioso, supremo em majestade, o seu esplendor é mais intenso e forte do que o resplendor do sol quando fulge na grandeza de toda a sua força, dourando as nuvens do céu, enrubescendo a imensidade poente. Deus é mais lindo, mais sublime, do que tudo o mais belo que já temos visto no mundo, nada alcança a magnitude da beleza da sua face. Ninguém a viu, mas “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19.1).

Nesse dia do encontro com Deus nos céus, os limpos de coração poderão contemplar a glória suprema do eterno Criador, que vive desde sempre, de eternidade em eternidade. A visão da face de Deus será a visão mais magnífica que nós nem podemos hoje imaginar. Quereremos vê-la mais e mais e a veremos por toda a eternidade. Entretanto, o versículo fala dos limpos de coração. Os que estiverem com o coração sujo por pecados não poderão ver a face de Deus.

O coração do homem se suja pelos olhos do homem, por sua boca, por seus ouvidos, por suas mãos, pelos seus maus pensamentos. O adultério, a prostituição, o homossexualismo, a mentira, o orgulho, a inveja e outros muitos mais tipos de pecado, que podemos conferir na Bíblia Sagrada, sujam o coração do homem, de modo que ficarão de fora dos céus os que tais coisas fazem, como nos atesta Apocalipse 22.15, 21.8 e 1 Aos Coríntios 6.9-10.

Deus quer que todos se salvem e o sangue de Jesus Cristo, derramado na cruz, purifica o homem de todo o pecado. Deus quer que você entre nos céus. Ele está interessado nisso. Jesus Cristo pagou um altíssimo preço na cruz do Calvário, fez uma obra extraordinária, por te amar de uma forma incalculável, para que você, arrependendo-se dos teus pecados, confessando-os a Cristo, invocando o seu magnífico nome, fosse perdoado, purificado, salvo, transformado numa nova criatura, havendo nascido de novo, da água e do Espírito, e pudesse ver a Deus, face a face nos céus um dia. Assim, pois, ficam as palavras ditas no Sermão do Monte pelo maravilhoso e eterno Senhor e Salvador Jesus Cristo, que foi dado por Deus “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mt 5.8